23 de janeiro de 2016

Privacidade no Japão

 Vivendo há mais de 10 anos no Japão eu ainda não havia me dado conta do quão importante é para eles (os japoneses) o significado da palavra gaman ( em português a pronuncia seria gamãn em japonês がまん). Que significa  paciência, aguentar, suportar, perseverar.

O Japão é um país quieto,sofrido e  vizinhos não vem a sua casa pedir nada, não sabemos o que ele esta ouvindo , que tipo de música gosta porque quando eles ouvem uma música compartilham da ideia de que o outro não precisa saber o que se esta fazendo ou ouvindo.

Meu sogro um homem forte de 80 anos que vive sozinho por escolha própria desde que sua esposa faleceu, teve um mal súbito durante a madrugada e evitou chamar a ambulância até onde conseguiu fazer gaman, ligou para minha casa avisando que havia chamado a ambulância e estava a sua espera. Corre daqui corre dali, algumas horas no hospital e voltamos para casa.

Mas para minha surpresa durante o decorrer da semana todos falando que se acontecesse algo deveria sim chamar a ambulância que era o mais seguro ao contrário do que ele pensava que deveria antes nos chamar, meu sogro nos falou que não queria incomodar os vizinhos com o barulho que uma ambulância faz quando em trânsito de trabalho. E que era melhor fazer gaman até o amanhecer quando todos os vizinhos  estavam acordados. 

Pensei em como uma pessoa com um mal súbito ainda consegue pensar na privacidade alheia, como o fato de fazer barulho e talvez acordar a vizinhança o perturbe mais do que o próprio mal que o corpo diz.

Não sei se este seria o melhor pensamento, se os japoneses estão errados ou certos, só sei que isto funciona para eles, dentro do seu modo de viver funciona.

Os vizinhos japoneses

Hoje a minha vizinha veio me presentear com doces como forma de pedido de desculpas caso o choro do seu neném me perturbe. É comum ...