A praticidade de abastecer o carro no Japão


O Japão é o país do self service ou fai da te como dizem os italianos. Cada um gere a sua própria vida, é responsável pelo seu quadrado e inclusive pelo abastecimento do seu veículo.


Na maioria dos postos de gasolina o cliente abastece o seu carro e ainda tem sempre toalhas limpas colocadas ao lado da bomba de gasolina  para que possa limpar o vidro do carro. As toalhas limpas são gratuitas e depois que usá-las você coloca num cesto para a lavagem. Sã 3 tipos de combustível e diferenciado por cores para que não haja erro na hora do abastecimento. Seriam a gasolina normal, a aditivada e óleo diesel.



Coluna da Monica



Você decide quanto de gasolina ou quanto em  dinheiro quer colocar, se vai pagar em dinheiro ou cartão de crédito .
Depois que abastecer pega-se o ticket que sai da máquina e vai até a máquina de troco, veja imagem abaixo.



Coluna da Monica


Coloque com a parte do código de barra para dentro para que possa ser feito a leitura e em menos de 2 segundos sai o troco.
Coluna da Monica
Coluna da Monica






Coluna da Monica




Isto faz parte da idéia de que devemos ser independentes, controlamos o nosso tempo e não devemos depender tanto um do outro.

Enquanto esperamos o troco na máquina que não está perto de onde abasteceu  o veículo está lá aberto com chave na ignição , teus pertences também estão lá e você não precisa se preocupar.

Quando acontece de fazer fila logo vem um funcionário para ajudar e pedir a colaboração de todos. 
Sim isto aqui parece outro mundo. Me sinto um E.T porque vim de um país onde encontrar uma cena dessas de carro aberto e chave na ignição era como pedir para ser roubado, é como se tivesse uma placa exposta escrito Leve-me!
Eu tento explicar o Brasil para colegas de outros países mas na parte de segurança e educação eu não consigo. Vamos tentando...





Postagens mais visitadas deste blog

Dia de finados no Japão

Astrologia Karmica