13 de fevereiro de 2016

Escada rolante



Escada rolante no Japão 



Não sei se vocês sabem que no Japão usamos a esquerda nas via de tráfego, vulgo mão inglesa e no Brasil a mão francesa. 

E isto vale para tudo aqui, nas filas de banheiro público, em restaurante ( sim, temos filas gigantescas para comer e não temos fila em banco)e inclusive nas escadas rolantes quem segue parado fica na esquerda porque caso venha algum apressadinho ele pode seguir livre pela direita. 

Escada rolante estação de trem no Japão
 (Imagem/Monica Maeda)
Como em todo o costume oriental não temos o hábito de atrapalhar os outros, nos sentimos incomodados e pedimos desculpas quando  sentimos que atrapalhamos alguém e na escada rolante não poderia ser diferente. Imaginem um lugar pequeno, estreito e cheio de gente. Imaginaram? Então este é o Japão e se não tivermos ordem para se locomover, andar ou até mesmo correr para pegar o trem ficaria impossível a convivência com qualquer semelhante. 

E talvez seja por isso que desde pequenos aprendem que cada um no seu quadrado significa respeite para ser respeitado, não atrapalhe para não ser atrapalhado. É um consenso não precisa falar, gritar ou brigar e claro que tem quem não o faça mas são minoria e alguns até fazem de propósito para chamar a atenção.

Não dói nada eu garanto, comece aos poucos devagarinho, não tenha vergonha de mostrar a tua educação mesmo que ela seja escassa na sua região isto não quer dizer que não se pode começar a brotar de pessoas civilizadas.


Quando a culpa é do consumidor

A imagem acima se refere ao e-mail que me foi enviado em 22 setembro 2017 pela eduK em resposta aos e-mails enviados em datas anter...