4 de fevereiro de 2016

Made in...

Muito comum e quase normal é você ir ao mercado japonês para comprar algo e sair de lá com um produto made in Itália, China, Vietnã, Alemanha etc.
Até ai esta tudo ok porque a tal globalização pregou que devemos nos aproximar de outros culturas através de mercadoria, trocas financeiras , comunicação ( a internet foi uma delas) caso não entenda o que quero dizer recomendo que faça uma pesquisa no amigo google.

 Mas eu estando no Japão vou a um negócio e compro um tempero para salada italiano com embalagem escrito sabor italiano, feito com erva italiana e para minha surpresa giro a embalagem e este produto italiano foi feito na Alemanha, ou seja, é um produto alemão com cara de italiano ou italiano com cara alemã? 

Entendi que talvez a erva tenha ido até a Alemanha afinal estão perto uma da outra, mas de lá até aqui sāo 12 horas dentro do avião fora as paradas caso tenha uma. Talvez venha em voo direto.

Globalizou-se de uma tal forma que o sabor está se perdendo no caminho, fiquei pensando na relação  custo desse produto, e me veio a dúvida se a erva era mesmo italiana.



Quando a culpa é do consumidor

A imagem acima se refere ao e-mail que me foi enviado em 22 setembro 2017 pela eduK em resposta aos e-mails enviados em datas anter...