Limpeza de carro nos postos de gasolina no Japão



Limpeza de carro no Japão






Imagem/Monica Maeda


Todo brasileiro gosta de lavar seu próprio carro mas não simplesmente por gostar mas porque sai mais barato fazê-lo do que lavar fora. Isso já não é o caso no Japão porque aqui não sai tão caro mas o prazer de desfrutar destas regalias em postos de gasolina  nos faz querer isto. Na imagem acima tem uma escada pequena, lugar para  jogar fora o lixo e o aspirador de pó que é a maquina em azul. 

Vamos explicar como funciona. 

No Japão é muito comum carros grandes de 8 pessoas, são veículos altos de difícil acesso sem uma escada para limpar a parte de cima e pensando nisso os donos de postos de gasolina deixam essas escadas livres para os clientes usarem. Não precisa ir ao posto para abastecer você pode simplesmente querer passar somente um aspirador de pó  e para isso basta colocar uma moeda de 100 yen ( a grosso modo 100 yen vale 1 dólar, na verdade 1 dólar esta cotado hoje a 111,95 yen ) e dá para usar por 5 minutos, eu geralmente gasto 10 minutos então gasto 200 yen.

Para lavar pode-se usar as maquinas com jato ou pedir para lavarem com xampu especial pelos staff, o valor muda também, e para secar ou pagamos para o staff ou podemos fazê-lo usando as toalhas que estão a disposição como mostra a imagem abaixo. Nesta caixa elas estão dispostas em toalha para secar a lataria, secar os vidros e também passar no interior do veículo. Lembrando que as toalhas são gratuitas e depois que usar você as devolve em outra caixa. Tem torneira e balde caso você não lave na máquina e queira apenas passar um pano tudo bem, é só pegar o balde e toalha.


Imagem/Monica Maeda

Pode usar quantas quiser e usar o tempo que for necessário para limpar o seu carro. Usamos do bom senso, caso esteja cheio ou tenha uma fila esperando, procuramos apertar o passo para terminar o mais breve possível. 

Carro lavado, aspirado e seco vamos aos pneus, afinal eles também tem o seu mimo por aqui, o famoso pneu pretinho.


Imagem/Monica Maeda



Lembrando que a escada, as toalhas e o pneu pretinho são gratuitos, cortesia da casa, estão ali para uso de quem queira dar uma limpada na caranga.

Caso não queira fazer por si, é só pagar para o staff e esperar na sala de espera para os clientes com ar condicionado, sofá e televisão. Você decide!

Postagens mais visitadas deste blog

Dia de finados no Japão

Astrologia Karmica