Ficar rico no Japão. Será?!


Você está rica?





Muito comum me perguntarem se já estou rica. Quem nunca ouviu isso?
A maioria não sabe definitivamente o que é trabalhar de operário fora do Brasil. Claro que um operário no Brasil não consegue ter as facilidades que podemos encontrar em outro lugar como ter o carro próprio, casa própria sem morrer na dívida ou jantares 2 ou 3 vezes por mês. Mas isso não quer dizer que estamos ricos porque o rico não trabalha, não cumpre horário porque ele faz o seu horário, dorme a hora que quer e levanta quando bem entender e se ele não nasceu rico trabalhou duro para chegar lá ou soube usar bem de Júpiter e Saturno.

Engraçado como tudo encarece quando vamos ao Brasil, se o outro lado sabe de onde viemos inflacionam o preço como se andássemos cheios de dinheiro no bolso ou com vários cartões de crédito e a pergunta de sempre: você já está rica?

Eu não diria que seria uma falta de respeito, mas sim ignorância total. Ignorância literalmente!

Sim, poderia estar quem disse que não? Mas a pergunta sempre vem acompanhada de outra frase: você está cheia de dinheiro, está rica! A ignorância é dupla.

Temos uma rotina como qualquer outra pessoa, levantamos cedo,  viajamos as vezes de carro mais de 50 minutos para chegar ou de bicicleta para quem mora mais perto e ainda fazemos a ginastica matinal do lado de fora da fábrica  chova ou faça sol, com ou sem neve e trabalhamos de 10 a 12 horas por dia e muitas vezes o horário do banheiro é controlado porque 5 minutos de ausência significa 10 peças que faltarão na linha e essas 10 peças podem fazer falta no final do dia. Quando não, temos alguém atrás com um cronômetro verificando se está sobrando ou faltando algum segundo e no caso de sobrar segundos te empurram mais serviço. Isso não acontece em todas a linhas de trabalho, mas eu mesma já trabalhei num lugar onde faziam lentes de câmeras e presenciei isso várias vezes porque tempo no Japão é dinheiro e não se pode perder tempo.

Pagamos impostos, declaramos renda, pagamos seguros, aposentadoria e nada cai do céu, a não ser chuva, neve e vento.

Fazemos teste de habilidade mensalmente, somos colocados a prova e temos que provar que somos capazes e acredito que deveria ser assim sempre em todo lugar. Mas uma coisa tenho que dizer, de todo o esforço que fazemos somos recompensados no final do mês, entendeu? Não estamos ricos mas ficamos satisfeitos com o nosso trabalho quando recebemos porque sabemos que podemos ir até o mercado e comprar o que quiser para comer, porque não nos falta o básico, nossos impostos vemos nas ruas, nas escolas na iluminação pública, na segurança na limpeza das ruas e como já falei aqui o Japão não tem garis porque cada um leva o seu lixo para casa ou sujou limpou.


A riqueza das pessoas vem dessas atitudes, das pequenas, mas grandes atitudes de cuidar do que é seu e preservar o que é dos outros.





Para vocês que acham que estamos ricos porque moramos fora do país tentem fazer o seguinte:

- acordem as 6 da manhã e preparem o seu obentou (marmita) para comer na fábrica e o horário de almoço ou janta é de 45 minutos ou 1 hora depende da fábrica. Para quem tem filhos na escola deve acordar as 5:40 mais ou menos porque o ônibus escolar passa entre 6:00 e 6:15 e devolvem as crianças as 19:00.
- peguem a bicicleta com ou sem chuva coloque a mochila nas costas e pedale. Ou de carro que é mais confortável.

- quando tiver febre tente faltar e caso não consiga coloque uma máscara e vá mesmo assim porque aqui o espirito é de se esforçar como dizem os japas.

- faça a ginástica matinal com ou sem frio, chuva ou sol, ventou ou não.

- escute 5 minutos de reunião onde somente o líder fala e dá as ordens do dia.

- entre e trabalhe em pé as 12 horas com intervalos de 15 minutos as 15:00 e as 18:00.

- volte para casa as 21:00 ou para quem mora longe chega as 21:50 e pense que no dia seguinte será igual a hoje e será igual todos os anos em que viver aqui.

As folgas alternam, as vezes 3 vezes no mês as vezes 4 ou até mesmo 5 mas isso se a empreiteira não te chamar no teu dia de folga para vir trabalhar porque alguém faltou o serviço.

 As contas do aluguel, telefone, internet, seguro de vida, seguro de carro e gasolina são pagas dessas 12 horas todos os dias e um dia de gripe sem trabalho é um dia sem ganhar porque ganhamos por hora trabalhada.

Esta é a nossa rotina de ficar rico, acredito que é a rotina de milhões de brasileiros e eu te pergunto: Você está rica?




Postagens mais visitadas deste blog

Dia de finados no Japão

Astrologia Karmica