Yoroshiku onegai shimasu!

Imagem/Monica Maeda

Como já mencionei aqui neste post  os novos vizinhos que chegam nos fazem um cumprimento trazendo algum presente para se apresentar e a frase mais usada é よろしくお願いします (yoroshiku onegai shimasu ) e quer dizer "conto com você assim como você pode contar comigo. Esta frase é a mais usada até mesmo quando pedimos um favor ou pedimos a colaboração de alguém . Viram como nos tratamos de forma polida? 

A nova vizinha veio se apresentar e nos trouxe uma toalha, é apenas uma lembrança, uma forma de se fazer chegar até as pessoas para cumprimentá-las. 




Imagem/Monica Maeda

A saudamos com alegria porque esperamos que a nossa convivência como vizinhos seja pacifica , cada um no seu quadrado com respeito. Isso não quer dizer que entramos e saímos da cada dos vizinhos , geralmente as pessoas conversam do lado de fora da casa e quase não se convidam a entrar porque presumi-se que estamos todos atarefados e fazer uma visita sem aviso prévio é uma falta de educação para os japoneses. Se quiser ir à casa de um amigo para uma visita devemos telefonar antes se não fomos convidados pelo próprio porque pode ser que na hora que queremos a pessoa não esteja em casa e bater com a cara na porta os japas não curtem não.
No mais a convivência flui entre bom dia e boa noite, todos trabalham e o retorno ao lar depois do trabalho é querer encher o ofuro e ficar ali alguns minutos relaxando e se vem um amigo desavisado nos pega de surpresa em meio ao banho e corta aquele momento único do dia de relaxamento. 

Portanto no Japão se mudar de casa vá até os vizinhos mais próximos e leve algo como forma de cumprimento para dizer que a partir daquele dia você fará parte do bairro ou da rua e espera contar com a colaboração de todos, esta é uma das regras da boa convivência entre os japoneses.

Postagens mais visitadas deste blog

Dia de finados no Japão

Astrologia Karmica