Japoneses limpam a rua que passam e a calçada que sujam no Matsuri



No Japão é tempo de Matsuri, uma festa parecida como a festa junina brasileira que aprendemos com os europeus quando da sua passagem na nossa colonização  onde se comemora e agradece a colheita, a chuva  o tempo e os santos . Claro que a maioria já esqueceu o significado da festa junina e pensa que ela se refere somente a comer pinhão e tomar quentão . Crianças visitem o tio Google para maiores informações .


Mas o que vimos de diferente nesta festa? A comida? A dança ? Não , não foi somente isto, foi muito mais . Foi a organização sobre a limpeza e bons modos durante e depois da festa.


Imagem Coluna da Monica

Para não sujar a calçada eles colocam uma lona no chão e antes de usar o espaço onde a rua é fechada para a festa eles pedem licença , cumprimentam o dono da casa ou estabelecimento avisando que vão usar aquele espaço . Assim quando a festa acaba a rua e a calçada permanecem limpa como se nada tivesse acontecido porque como já falamos aqui, no Japão cada um cuida do seu quadrado e não temos gari para limpar o lixo público . Cada um limpa o que sujou.

Estamos falando de uma festa da cidade, não é uma festa particular . Então vemos que o senso do dever de cidadão começa com essas atitudes. 




Postagens mais visitadas deste blog

Dia de finados no Japão

Astrologia Karmica