31 de julho de 2016

O silêncio noturno nipônico

A noite japonesa fora da agitada Toquio



A noite japonesa fora da agitada Toquio, Shibuya depois das 10 da noite é calmo, escuro e com pouca gente na rua .
Na estação de trem ninguém , compra-se o bilhete na máquina . O painel informa o horário de chegada e partida do trem. Ninguém se atreve a passar sem colocar o ticket, as câmeras por toda parte inibem possíveis atos. 




Imagem Coluna da Monica/ Estação de trem em Nogi

Apesar de aparentemente não haver ninguém, caso alguém tente passar e pegar o trem será pego na próxima estação . As câmeras de segurança nas estações nos dias de hoje ajudam a polícia em investigação de suicidas que vem a estação para se jogar debaixo do trem em movimento, já houve casos da pessoa jogar passageiros que estavam aguardando a chegada do trem na estação de Ueno e quando este se aproximou a pessoa empurrou passageiros para debaixo do trem. 



Imagem Coluna da Monica/ Posto policial na cidade de Nogi

O posto policial  também é tranquilo no período da noite, 2 policiais cuidam da nossa segurança . 

Caminhar a noite pelas ruas depois das 10 você ouve a própria respiração se duvidar . E caso bata uma fome compre um chocolate ou batata frita com suco, água ou café na máquina de bebida e se observar bem a foto verás que um pequeno sapo se aproveita da iluminação  da máquina . Eles ficam ali e ninguém tenta retirá-los porque a convivência é pacífica até mesmo com eles.

Imagem Coluna da Monica

Não se tem muito o que fazer na rua, crianças não brincam na rua nem de dia nem a noite mesmo no verão . Caminhadas com cachorros são na parte da manhã cedo e no final da tarde. Nem os cachorros latem , até eles fazem silêncio. Talvez seja bom dentro do costume japonês, talvez eles sintam que cada um na sua casa no seu quadrado seja o melhor, a falta de comunicação e interação parece não afetar diretamente o convívio mesmo entre um sapo e um humano há o bom convívio mesmo que seja falso e destoado da realidade.



Quando a culpa é do consumidor

A imagem acima se refere ao e-mail que me foi enviado em 22 setembro 2017 pela eduK em resposta aos e-mails enviados em datas anter...