13 de julho de 2016

Como comprar tomates em locker

Comprar tomates


Imagem/ Monica Maeda

Tomates para todos os gostos, sucos, sopas, com queijo, sem queijo, pequeno, médio ou grande; mas nunca verdes. Aham! Os tomates no Japão chegam aos super mercados quase em ponto de purê e aqui o chamamos de tomato (トマト). Purê porque como podemos observar nas imagens seguintes eles são vendidos muito maduro, e aquela esperança de encontrar um meio verde, meio vermelho, um pouco menos mole para uma salada, esqueça porque é como procurar agulha em palheiro. São sensíveis em relação a altas e baixas temperaturas do arquipélago apesar dos cuidados em estufas. 

Dificilmente o encontramos em quilo e sim em unidade nos mercados  , dentro ou não de sacos plásticos e também o compramos em máquinas de self service onde colocam-se moedas. Os preços variam entre 300 e 500 yen e não difere dos preços dos mercados, aliás uma coisa que não se muda muito de loja para loja  são os preços, seja lá do que for no Japão. 

Imagem/ Monica Maeda


Esta máquina está num local de muito movimento, não tem funcionário, caixa ou um guarda. Quem quiser comprar pode estacionar ali mesmo , colocar as moedas e levar. Na verdade não são máquinas e sim locker ( armário onde se guarda pertences e o encontramos facilmente em hotel  tipo hostel, bad&breakfast, estações de trem, aeroportos e lojas de departamento)e basta que se coloque moedas no valor pedido.


Imagem/ Monica Maeda

Como esse locker não conta com refrigeração, eles são abastecidos diariamente e cada produtor coloca o seu nome ou telefone para contato caso alguém queira mais ou até mesmo para fazer alguma observação em relação ao produto, "vulgo reclamação".

E você ai na tua cidade o que tem de diferente ? Conte-me!





Os vizinhos japoneses

Hoje a minha vizinha veio me presentear com doces como forma de pedido de desculpas caso o choro do seu neném me perturbe. É comum ...