3 de setembro de 2016

Dia de finados no Japão




Dia de finados para os japoneses significa reencontro com quem já partiu e não é motivo para tristeza e nem choro e vela. São dias de espera, cuidados e servidão porque consideram que os mortos nos fazem uma visita e essa visita se dá no mês de agosto de 13 a 15. Dia da volta dos antepassados , ritual budista mesmo que nasçam xintoísta. Conforme falei aqui 

A luz significa o caminho de volta, iluminar o caminho, não deixar andar na escuridão ou treva, a comida no altar é  para a degustação e serve-se a comida predileta dos queridos incluindo bebida com direito a sobremesa. 

Essas luminárias não são abajures, não são usadas no dia a dia e sim para o o Obon ( Dia de finados japonês ), ficam a frente do butsudan o altar de reverência aos mortos dentro de casa, mas nem todos o têm. Somente os homens filhos mais velhos da família e passa-se de filho para filho e na falta do filho homem a filha mais velha tem a obrigação de zelar os pais e avós. 

No feriado do Obon as pessoas retornam ao seu lar, a casa dos pais para a espera das "visitas" , digamos um momento de confraternização dentro de um dos pouquíssimos feriado no país. 







Quando a culpa é do consumidor

A imagem acima se refere ao e-mail que me foi enviado em 22 setembro 2017 pela eduK em resposta aos e-mails enviados em datas anter...