22 de setembro de 2016

Livros no Japão

coluna da monica


Umas das maiores preocupações dos japoneses é com a sua privacidade e até mesmo na hora de ler um livro eles não mostram a capa , não se deixam mostrar o que
seria a leitura.

O trem é o meio de transporte mais utilizado no país, não pensem que as pessoas que trabalham em Tóquio se deslocam de carro até o trabalho, porque a maioria vive fora do grande centro e o estacionamento é caro. Então como o trem é mais utilizado e leva em torno de 50 minutos para chegar ao destino dependendo de onde mora ou mesmo que não seja para ir ao trabalho mas apenas como passeio em qualquer lugar, alguns têm o hábito de ler durante a viagem. Num lugar apinhado de gente mostrar o título da leitura ou sobre o que é fica difícil para os japoneses, dessa forma eles então tem o costume de esconder a capa do livro com uma sobrecapa. Não necessariamente este, existem outros com nomes de onde comprou ou alguma propaganda mas nunca sem cobrir. Até porque existem também os mangas com pornografia e esse título também apesar de tentar se esconder ele é muito procurado. 

Ao contrário de outros países onde procuram mostrar o que estão lendo o Japão não demonstra reações em público, seria tipo, eu não te perturbo e você não me perturba. Sempre cada um no seu quadrado.

coluna da monica
Imagem / Monica Maeda

Pergunto para um senhor japonês se o livro que ele acabou de comprar tem um título digamos " um tanto duvidoso" e ele me responde que não, apensas virou mania no país e o livro já vem com esta outra capa mesmo que o cliente não a solicite. Porque se pressupõem que o leitor não gosta de mostrar a sua leitura. Apenas para livros didáticos ou revistas é que não se faz necessária. 

Dizem que o Japão é um dos maiores lançadores de títulos , pressupõe-se que leem também o bastante , mas não vejo consumidores ativos de livros com títulos internacionais e tampouco nacionais. Mas uma curiosidade é que pode-se entrar em livrarias, folhear livros e revistas, ler o tempo que quiser, fechar e ir embora. Sem comprar ou pagar nada. Coisas do Japão! 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...