30 de novembro de 2016

Música Enka - Interpretação cantada




Apresentação Enka em região montanhosa em Saitama no Parque Torii Kannon num dia ensolarado, dia de Matsuri.

Enka significa canção interpretada, a junção dos kanjis atuar e música e   referia-se ao momento político quando foi criada entre a Era Meiji e Era Taishou ( 1900-1912 aproximadamente), era como se fosse um desabafo aos políticos da época, logo depois vieram palavras mais tristes como lágrimas, abandono, amor, tristeza...e assim tem sido até os dias hoje.

Um pouco nova na cultura nipônica em relação a outros costumes e seus apreciadores são maioria dos mais velhos, os antigos como dizem. Hoje o ritmo musical japonês é mais pop.

Maioria dos Matsuris ( festivais) não faltam o Taiko e Enka, fazem parte da tradição assim como futebol e samba estão para o Brasil. Alpes japoneses não fazem parte da cultura viu!

Quem se apresenta sem dúvida são as pessoas mais velhas, os jovens não tem interesse em fazer, até sentam para assistir mas não por muito tempo e esse é um dos medos dos mais velhos porque pouco a pouco essa tradição desaparecerá. Ao contrário do Taiko que viralizou pelo Mundo a música Enka não teve o mesmo caminho talvez porque fala de muita tristeza, dor, reclamações e num nihongo antigo. Os japoneses que foram embora do Japão há mais de 40/50 anos já não entendem todo o vocabulário cotidiano e também porque depois da segunda guerra muitas palavras foram inseridas ao vocabulário nipônico e outras tantas palavras em inglês também foram adicionadas e virou uma salada mista. Façam um teste , perguntem a um japonês que mora fora há mais de 4 décadas como se fala banheiro em nihongo e depois venham aqui me contar qual foi a resposta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...