9 de dezembro de 2016

Sistema de Saúde e hospitais no Japão

Maquina de bebida japan
Visitar um hospital não é lá tão agradável a não ser em casos de setor da maternidade mas em se tratando de Japão pode-se dizer que dá até para se sentir em casa literalmente e isto começa desde os preparos para a internação até a saída na hora do pagamento.

Na imagem acima onde há uma  seta em vermelho está escrito que aquela bebida é free ou seja, gratuita. Isso mesmo, não somente a água mas o chá verde quente também é gratuito e o restante das bebidas tem o valor de 100 yen como mostra a imagem. 

E no mesmo espaço há mesas , microondas, uma pequena geladeira e sofá para caso o acompanhante queira fazer uma pausa fora do quarto.

Hospital japão

No Japão não existe sistema de saúde gratuito e nem remédio dado pelo governo, tudo se paga e se paga 2 vezes. Como assim 2 vezes? A Tia explica melhor, me acompanhe aqui...

Existem 2 sistemas de saúde administrado pelo país que são o seguro saúde da prefeitura caso a pessoa não trabalhe fixo ou faça somente trabalhos part time ou ainda passou de 65 anos ( sim, a pessoa paga o seguro saúde até morrer, com valor menor na hora de consultas, internação e exames mas paga) e existe o seguro saúde para trabalhadores na ativa e dentro deste seguro está incluido a aposentadoria. No caso de trabalhadores onde desconta a aposentadoria a empresa paga 50% e o funcionário 50%. Mulheres que trabalham meio período optam pelo seguro da prefeitura e pagam dentro dele a aposentadoria. 

Paga-se religiosamente todos os meses e caso precise de alguma consulta, exame, internação, ou qualquer outra coisa de atendimento médico é pago ainda 30% do valor total do tratamento, ou consulta ou seja lá o que for que precisou. Repito que não existe atendimento hospitalar e medicamento gratuito e a mentalidade da pedição, de pedir que governo dê isso ou aquilo, de pedir que seja tudo de graça, de achar que governo tem que dar tudo pro povo. 

Além de pagar mensalmente cada vez que for ao médico mesmo que seja para pegar um remédio será pago pelos minutos dispensados a vossa senhoria. Caso atendam o telefone para te sanar uma dúvida, na tua próxima consulta você pagará pelo telefonema mas caso não volte mais talvez haja anistia. Eu já paguei por falar com o médico ao telefone. 


Filas para idosos e gestantes



Aposentados com mais de 65 anos pagam o seguro da prefeitura e nas consultas e tratamentos hospitalares e remédios pagam 10%  e outra coisa que não existe no país é fila especial para idosos e gestantes. Vai pra fila normal como qualquer um. Outro dia passou uma reportagem na televisão sobre como outros países lidam com o aumento da população idosa e apareceu o Brasil . E os japoneses se espantaram de como somos bons , pois damos preferência para idosos e gestantes em qualquer lugar ou situação. Que  existem lugares onde as filas para eles já está demarcada,  olha que gracinha que somos.




hospital japão

Hospital Japão


Existem Hospitais universitários sim mas não é público gratuito do governo, não existe tratamento de câncer gratuito e nem vacinas gratuitas. O cidadão colabora com o país quando ele paga pelo seu serviço de saúde e anda em ruas asfaltadas sem buracos com segurança.  Este é o pensamento do arquipélago e parece que funciona. O imposto que cada cidadão paga a sua cidade ela reverte em melhoria física para os seus. 



Hospital Japão

Sofa para clientes



 Nos trens há um pequeno local reservado para gestante e idosos. São 3 poltronas em cada vagão, melhor que nada não riam. Abaixo imagem do banheiro no quarto de hospital, acento com jato de agua quente para lavar as partes intimas.
Hospital japão


O Japão é o país onde existe o maior número de idosos passando a Itália que estava em segundo agora eu não sei, e mesmo no país onde os velhos passaram dos novos não existe uma lei municipal, federal que obrigue alguém a criar uma fila ou espaço reservado ou especial para estes. Em bancos acontece o mesmo, claro que atendimento bancário no Japão não se compara a nenhum lugar no mundo. Não usam talão de cheque, simples assim.


Alguns exames de prevenção de doenças como o câncer a prefeitura faz de forma gratuita , para isso é preciso consultar o calendário da prefeitura e ver qual a tua idade.  Não fazem uma mamografia gratuita numa jovem de 25 anos, a não ser que tenha casos na família de câncer de mama. Geralmente os gratuitos são feitos uma ou 2 vezes na vida. Depende da idade do cidadão.






Os vizinhos japoneses

Hoje a minha vizinha veio me presentear com doces como forma de pedido de desculpas caso o choro do seu neném me perturbe. É comum ...