Casar no Japão

Como os japoneses escolhem os convidados


wedding



Depois de entregar o pedido de casamento preenchido e assinado na prefeitura da cidade onde reside, o próximo passo é a recepção da festa.
E aqui a festa é sem a valsa apesar da noiva usar o vestido branco com ou sem grinalda. Tem música de fundo mas nada que alguém possa lustrar o chão com os sapatos.

Existe o casamento em estilo tradicional japonês nos templos  ( raros hoje em dia ) e os adaptados a cultura onde não há um padre  mas a noiva esta de vestido longo, branco lembrando bem a tradicional noiva católica. Os homens sempre de preto.

noiva no japão


No Japão na festa de matrimônio quem ganha são os convidados, e não é pouca coisa. Na verdade os presentes recebidos são os agradecimentos pelo presente em dinheiro dados pelos convidados. 

Há mais ou menos um valor estipulado aos convidados e é de 30.000 yen e são convidados somente os verdadeiros amigos, as pessoas com quem se tem afinidade e laços, seja ele familiar ou profissional. Então isso não quer dizer que se um colega de trabalho for convidado, a sua esposa ou namorado também o será, afinal o amigo do noivo ou noiva não é a namorada ou esposa , entendeu? Explico mais detalhadamente então. 



casamento japones
Os japoneses tem por costume convidar para as suas festas as pessoas com quem realmente se relacionam, e no Brasil há o costume de estender esse laço mesmo sem conhecer a outra parte só porque é namorado/a, esposo/a. Se a namorada ou namorado não é amigo ou amiga da noiva/o quer dizer que o convite não se estende até essa pessoa porque eles prezam por desfrutar desses tipos de acontecimentos com os quais se relacionam mais diretamente. O que não é o caso de velório onde os vizinhos,  mesmo aqueles que não ultrapassam um bom dia, são "convidados", claro que no caso de velório não é feito um convite formal, o boca a boca funciona bem nessa hora. Mas também em velórios o procedimento é quase  o mesmo, o dinheiro doado retorna na metade mais ou menos em presente. O convite de casamento não se estende ao resto da família.


Por falar em presente, os 30.000 yen é revertido em presente para o convidado quase que na sua metade incluindo a alimentação, sobremesas e lembrança. É como se você pagasse para comer e desfrutar das bebidas e doces e ainda ganhar um presente com o teu próprio dinheiro. Soa estranho mas é uma forma de agradecer , no Japão nada fica de graça e tudo se agradece de alguma forma.




menu de casamento japones

casamento japones

casamento japones






Postagens mais visitadas deste blog

Dia de finados no Japão

Astrologia Karmica